#SUPERPROFS – CONHEÇA O PROFESSOR IONES ALI MAZLOUM

10 min. leitura

bg zoom mots

Há mais de 10 anos na Aliança Francesa de São Paulo, o Professor de francês Iones Ali Mazloum é muito querido entre seus alunos. Está imperdível, venha ler!

Há mais de 10 anos na Aliança Francesa de São Paulo, o Professor Iones é muito querido entre seus alunos. Inclusive, desde o começo da série #superprofs, seus alunos vêm pedindo para fazermos uma entrevista com ele. Divertido e carismático, Iones usa em suas aulas a música como instrumento de aprendizagem da língua francesa.

Na entrevista, ele conta um pouco sobre a sua vida e dá dicas de filmes e livros em francês. Está imperdível, venha ler!

image


1 – Há quantos anos trabalha como professora da Aliança?

Trabalho na Aliança há 10 anos e 6 meses, em julho de 2022 completo 11 anos.

2 – Já foi professor de quais unidades?

De todas as Unidades, inclusive já ocupei o cargo de Coordenador de Cursos e Serviços na Aliança Francesa de São Paulo.

3 – Qual é a sua formação acadêmica e nacionalidade?

Eu sou brasileiro de origem libanesa. Eu estudei 4 anos medicina e depois fui morar na Bélgica, onde estudei letras e comecei a trabalhar. Eu morei 18 anos na Bélgica, depois me mudei para França, onde fiquei por 7 anos. Mais tarde, em 1999, voltei para o Brasil, para o calor do país e para a minha família.

4 – Como começou o seu aprendizado da língua francesa?

O francês não é a minha língua materna, mas sou fluente, pois vivi minha infância e juventude no Líbano, onde o francês é uma das línguas faladas.

5 – Fale sobre 3 (ou mais) filmes francófonos que você gosta

Eu gosto muito do filme Intouchables (Intocáveis). O ator Omar Sy é muito talentoso e ele está ótimo nesse papel, o filme traz uma linguagem atual, próxima à usada no dia a dia. Eu ainda recomendo outros dois filmes com Omar Sy, “Demain Tout Commence” (Uma família de dois) e “Le Prince Oublié” (Príncipe Esquecido).

Também indico o filme “Tout le Monde Debout” (De Carona paro amor), uma comédia que aborda a questão da deficiência física.

6 – Fale sobre 3 livros (ou mais) francófonos que você gosta

Difícil escolher apenas três. Eu indico todos os livros escolhidos pela Aliança Francesa. Eles são muito bons e bem selecionados pela nossa Coordenação Pedagógica.

Recomendo ainda “Fables de la Fontaine”, uma coleção de fábulas escritas pelo Jean de La Fontaine, além dos romances do Victor Hugo e o livro “L’Étranger”, do Albert Camus.

7 – Quais são os 3 atores/atrizes francófonos prediletos?

Difícil escolher também…Omar Sy, Catherine Deneuve, Marion Cottilard são alguns nomes que vêm a minha cabeça agora.

8 – Quais são os 3 cantores/cantoras/bandas francófonos prediletos?

Essa pergunta é ainda mais difícil de responder. Eu amo ouvir música, é algo que faz parte do meu dia a dia. Inclusive, desde que me tornei Professor, sempre inicio as minhas aulas colocando uma música para os meus alunos escutarem. Eles adoram! Eu coloco músicas do Stromae, Edith Piaf, entre outros.

9 – Por que você acha que há tantos brasileiros querendo aprender francês?

Eu acredito que eles tenham interesse em aprender uma nova cultura. Os brasileiros normalmente amam a língua francesa, acham que é uma língua linda. Até os jovens acham o francês uma língua bonita. Outra coisa que eu percebo, é que a maioria dos alunos não querem aprender a falar francês porque vão estudar fora. Eles procuram o curso de francês, porque gostam da língua e não por obrigação. Elas estudam francês por prazer.

10 – Quais são as maiores dificuldades dos alunos brasileiros na hora de aprender francês?

Eu sempre falo para os meus alunos que as regras gramaticais do francês são as mesmas do português, mas eles não acreditam. Eu acho  que o grande obstáculo é criar vícios, que depois dificultam a aprendizagem. Por exemplo, eu vejo alunos transformando palavras em francês, “afrancesando”, pronunciando palavras com sotaques que eles acham que é francês. Então, eles sempre acabam pronunciando as palavras dessa mesma maneira, achando que estão falando corretamente. É importante que os professores dos primeiros módulos corrijam esses vícios logo no começo.

11 – Quais dicas você dá para quem está aprendendo francês?

Meu conselho é não apenas ouvir a língua, mas sim ser mais ativo, repetir a pronúncia das palavras para ouvir a própria voz falando francês. Uma boa dica é assistir a filmes em francês e depois repetir as falas dos atores. Não se pode ser passivo, é importante ir além das atividades propostas.

12 – Qual é o grande diferencial da Aliança Francesa?

A escolha dos professores, porque para ser Professor da Aliança não basta falar francês, não basta ser francês, é preciso saber ensinar.

13 – Compartilhe alguma experiência que marcou a sua vida nesses anos de Aliança Francesa

Com certeza, é a relação criada com os alunos. Muitos deles mantêm contato comigo, mesmo depois do final do curso. Eles mandam recados, presentes, isso vale mais do que qualquer ganho material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais