Os Marchés de Noël, ou mercados de Natal, são feiras ao ar livre que acontecem anualmente na Europa, trazendo o clima natalino para ruas e praças.
Originados no século XIII, esses mercados mantêm viva uma das mais antigas tradições europeias. Espalhados por toda a Europa, eles encantam com tendas repletas de artesanato, comidas típicas e vinhos quentes, tornando as noites de inverno ainda mais aconchegantes.
Os Marchés de Noël na França
Na França, esses mercados de Natal são especialmente tradicionais nas regiões da Alsácia e em Paris. Entre as delícias gastronômicas oferecidas, destacam-se:
- Bûche de Noël: um bolo em formato de tronco de árvore.
- Vin chaud: vinho quente.
- Queijos variados.
- Marrons chauds: castanhas portuguesas assadas.
- Outros pratos típicos de inverno.
Marchés de Noël Imperdíveis
Confira alguns dos mercados de Natal que você não pode perder:
Strasbourg
Considerada a “capital do Natal”, Strasbourg é uma cidade encantadora na divisa com a Alemanha, onde a arquitetura combina influências francesas e alemãs. Durante o mercado de Natal, as charmosas casas em estilo enxaimel ficam iluminadas, e as ruas se enchem com cerca de 300 tendas. A festividade dura até o final de dezembro, com concertos e espetáculos de rua, especialmente nas praças Cathédrale Notre-Dame e Broglie.
Paris
Na Champs Élysées, um dos locais mais icônicos de Paris, o Natal ganha um brilho especial. Quando anoitece, a avenida fica iluminada por milhares de luzes, e cerca de 180 chalés oferecem presentes, doces e até cenários animados com pinguins e renas para as crianças. Outra opção é o mercado em Saint-Germain-des-Prés, ao redor da igreja de mesmo nome, um pouco menor e acolhedor.
Annecy
Localizada ao pé dos Alpes franceses, Annecy é uma cidade charmosa com um cenário de mercado natalino que parece saído de um conto de fadas. O marché em Annecy dura até o início de janeiro e mistura a gastronomia típica das montanhas francesas com influências da Alsácia, Suíça e Itália. Além de suas delícias locais, há uma pista de patinação de 300 metros e projeções luminosas que iluminam o Hôtel de Ville.
Lille
Próxima à fronteira com a Bélgica, Lille realiza uma festa natalina que combina influências francesas e internacionais. São 83 chalés com artesanatos de lugares como Canadá, Alemanha e Polônia, além de especialidades gastronômicas como queijo Savoy, foie gras e chocolate italiano. O destaque vai para as cervejas belgas, uma deliciosa herança cultural que também encontra espaço nos mercados natalinos de Lille.
Descubra mais sobre a cultura francesa!
Se você deseja explorar mais sobre a rica cultura francesa e se preparar para suas viagens, confira nossos cursos de francês na Aliança Francesa de São Paulo. Aprenda a língua e mergulhe ainda mais nas tradições e festividades da França!
Deixe um comentário